Limpeza de Pele
Limpeza de Pele
Uma pele uniforme, sem marcas ou manchas e bem hidratada, é sinônimo de saúde. Mas, nem sempre é possível ter um rosto bonito sem nenhum tipo de procedimento estético.
Geralmente, os problemas na pele começam a ficar aparentes na puberdade. As conhecidas espinhas e acnes são frequentes por conta das mudanças hormonais que o corpo sofre nessa fase.
Esses inconvenientes estão relacionados com glândulas sebáceas presentes no rosto. Se a secreção, expelida pelas glândulas, for produzida em excesso ou encontrar alguma barreira na parte superficial da pele, a epiderme, acaba ocasionando inflamações. Além disso, a secreção também libera substâncias que irritam a pele e são fontes para a proliferação de microorganismos, como a Propionibacterium acnes. Esta bactéria é a principal causadora da inflamação dos folículos pilosos, orifício por onde os pelos nascem, o que resulta no surgimento das acnes e espinhas. E, muitas vezes, essas inflamações deixam cicatrizes permanentes.
Algumas pessoas passam pela adolescência sem muitos traumas, porém, apesar disso, tanto mulheres quanto homens precisam continuar realizando limpezas de pele, regularmente, depois de atingirem a maturidade. A limpeza de pele é fundamental para a retirada das células mortas e demais impurezas, que podem contribuir para o aparecimento de espinhas e acnes.
No entanto, a frequência para a realização da limpeza depende do tipo de pele. Se for muito oleosa, a produção de secreção é maior, ou seja, as chances de ocorrer o aparecimento de acnes e espinhas aumentam. Assim, o recomendado é realizar a limpeza de pele uma vez a cada três meses, preferencialmente nas mudanças de estações.
No caso de peles normais a secas, a limpeza de pele pode ser feita com intervalos mais longos, como uma vez a cada seis meses ou uma vez ao ano.
Vale ressaltar que, independente da limpeza, é importante manter a pele sempre limpa, com produtos como sabonetes adstringentes, loções demaquilantes, esfoliantes suaves, tonificantes e hidratantes, que podem ser usados em casa, frequentemente.
Mas, é imprescindível que tratamentos mais profundos sejam realizados por esteticistas capacitados e que utilizam equipamentos e produtos profissionais. Para citar alguns desses materiais, o procedimento de limpeza de pele utiliza toalhas, luvas, tocas e espátulas descartáveis, além de alguns instrumentos de inox esterilizáveis. Também é necessária a utilização de um aparelho, geralmente, chamado de vaporizador de ozônio, que tem a função de abrir os poros para facilitar a extração das acnes e outro que contribui para a cicatrização mais rápida da pele, que ao final da limpeza fica irritada, por conta do procedimento.
Outra preocupação que deve ser levada em consideração é com o ambiente. A clínica de estética, ou instituto de beleza, que oferece tratamentos de pele deve possuir ambientes claros, arejados e muito limpos, para evitar a proliferação de microorganismos prejudiciais à saúde cutânea.